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O Conceito TMPI

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Bases conceituais da TMPI

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A Terapia Manual Pediátrica Integrativa (TMPI) é um conceito para a avaliação e tratamento em fisioterapia de distúrbios musculoesqueléticos e distúrbios do desenvolvimento. Não pretende ser uma metodologia ou uma técnica.

Destina-se a ser uma estrutura conceitual para a compreensão da relação entre estrutura e função no desenvolvimento do bebê e da criança. De certa forma, é um modelo de integração da terapia manual pediátrica e da fisioterapia do desenvolvimento.

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A TMPI está claramente enquadrada num modelo biopsicossocial e centrado na família.

A terapia manual tem apresentado nos últimos anos um notável aumento de evidências através de inúmeras publicações científicas onde seus benefícios foram documentados em inúmeras disfunções do sistema musculoesquelético. Embora seus efeitos tenham sido demonstrados muito mais na população adulta do que na população infantil, alguns dos benefícios, como o ganho de amplitude articular ou certos efeitos sobre inflamação e dor, podem ser extrapolados para a população infantil. A TMPI procura desenvolver meios de avaliação e tratamento para neonatos e crianças cujas particularidades anatômicas requerem uma adaptação metodológica dos sistemas clássicos de avaliação e tratamento em terapia manual. A terapia manual pediátrica é necessária em diferentes patologias da infância como torcicolo congênito e em áreas tão variadas como traumatologia, neurologia pediátrica ou medicina esportiva.

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Por outro lado, a fisioterapia pediátrica também goza de apoio a estudos que justifiquem os seus sistemas de avaliação e tratamento. Escalas confiáveis ​​têm sido desenvolvidas para objetivar o neurodesenvolvimento infantil tanto na população com condições neurológicas quanto em crianças sem patologia específica. Também houve aumento da incidência de distúrbios do desenvolvimento e dificuldades de atenção e aprendizagem na população infantil, em que se observam disfunções sensoriais e motoras sem prejuízos neurológicos objetivados por exames de imagem. Nestas crianças, suspeita-se de uma possível maturação neurológica não óptima em que se observam dificuldades de coordenação, equilíbrio, oculomotoras ou vestibulares, entre outras. A TMPI propõe um caminho de intervenção em fisioterapia pediátrica baseado na estimulação sensorial, na melhoria do controlo motor a partir de padrões ontogenéticos motores e posturais e na estimulação de automatismos que suportam o funcionamento óptimo do sistema nervoso. Claro, para além de uma aposta na prevenção e educação das famílias de forma a criar um ambiente enriquecedor e estimulante para bebês, meninos e meninas.

No bebê

A formação TMPI fornece ao fisioterapeuta as habilidades para a avaliação e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos e distúrbios do desenvolvimento em bebês e recém-nascidos.

Em distúrbios musculoesqueléticos, como torcicolo congênito, problemas no quadril ou deformações cranianas, o treinamento TMPI permite uma avaliação precisa das articulações, tecidos ou crânio, além de oferecer sistemas de medição objetivos para esses distúrbios. Nos distúrbios do desenvolvimento, permite uma avaliação neuromotora, postural e sensorial precisa do bebê, tanto clinicamente quanto por meio de escalas e triagens internacionais confiáveis ​​e validadas. Com a TMPI é possível tratar de forma muito eficaz cólica infantil, torcicolo congênito, irritabilidade, distúrbios digestivos, deformações cranianas, plagiocefalia, etc. Com uma terapia manual pediátrica suave, segura e extremamente eficaz. Dentro da visão integradora da TMPI, é fundamental ajudar os pais a estimular os padrões motores e sensoriais que o bebê necessita em cada fase.

Assim, a intervenção é equilibrada entre a eficácia do tratamento manual, estimulação neurossensorial-motora e educação familiar. Uma combinação com resultados surpreendente.

Na criança

A formação TMPI oferece ao fisioterapeuta as habilidades para a avaliação e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos e distúrbios do desenvolvimento em meninos e meninas com desenvolvimento típico ou atípico. Dessa forma, é possível adquirir competência para avaliação de alterações articulares, teciduais ou cranianas que possam estar interferindo no desenvolvimento e funcionamento da criança. Nos distúrbios do neurodesenvolvimento, permite uma avaliação precisa do desenvolvimento neuromotor e sensorial da criança, tanto clinicamente quanto por meio de escalas e triagens confiáveis.

Os procedimentos de avaliação clínica incluem aspectos como coordenação, oculomotricidade, equilíbrio, função cerebelar ou automatismos fundamentais do SNC, como reflexos vestibulares e cervico-oculares. Tudo isso integrado com a avaliação de possíveis deficiências a nível articular, muscular ou neuromeníngeo que possam estar relacionadas. A TMPI permite ao fisioterapeuta um raciocínio clínico global incluindo aspectos estruturais e funcionais, com uma visão multifatorial e sob uma perspectiva biopsicossocial. A proposta de tratamento da TMPI inclui técnicas suaves e seguras para o sistema musculoesquelético e, por outro lado, programas de estimulação neurossensorial-motora, com enfoque familiar e interdisciplinar.

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